sábado, 10 de janeiro de 2009

Saudades de Maria Inês

A Maria Inês é uma amiga que eu não esqueço. Nossa amizade começou na 5ª série - turma F -. Nós fazíamos parte das meninas frágeis, mas que todos querem ter por perto nos dias de prova.
A Maria Inês tinha um orgulho em especial que ela gostava de mostrar para todos: a foto do irmão dela que era compositor, cantor e morava em São Paulo. Nós brincávamos juntas no recreio, conversávamos e evitávamos confusões, pois éramos da paz.
No ano seguinte fui para outra turma e nossa amizade esfriou.
Anos mais tarde encontrei a Maria Inês lá no Estadual, professora de Português e Literatura, como eu!!!
Juntas desenvolvemos projetos de leitura que, tenho certeza, marcaram os alunos daquele período e a nossa amizade se renovou e fortaleceu em bases sólidas.
Um dia ela chegou pra mim e me convidou para fazer um curso de Pós-graduação em Leitura Teoria e Prática. As aulas eram nas sextas à noite e nos sábados em Passo Fundo. Foi um tempo inesquecível em que convivemos com professores
maravilhosamente malucos, que nos levaram a acreditar ser possível transformar nossos alunos cibers em leitores do livro.
Depois disso nos lançamos a pôr em prática o que tínhamos aprendido. Nossos projetos de leitura passaram a ter embasamento teórica e não agíamos mais apenas por intuição de leitoras apaixonadas que queriam tornar seus alunos leitores de verdade.
Desenvolvemos várias oficinas de leituras e cursos para professores. Nesses encontros ela ficava com a parte da contação de histórias, eu com a parte teórica. Éramos uma dupla e tanto.
É um tempo em que voltávamos para casa exaustas, mas imensamente felizes com aquela sensação de "missão cumprida".
Em 2000 resolvi mudar de cidade em busca de melhores oportunidades de trabalho e nossa parceria foi se acabando em função das dificuldades em nos encontrar e trabalhar junto.
Mas o que é bom fica para sempre guardado em nossa memória e no nosso coração e tenho certeza de que a saudade que sinto também é sentida por ela, pois nunca mais encontrei umacolega com a disposição para se aventurar, para trabalhar além do horário, para envolver os alunos como fazíamos.

Nenhum comentário: